segunda-feira, 23 de junho de 2008

Crítica

Foi publicado na Folha Online uma notícia com o seguinte título: " Fruta em cápsula promete fornecer antioxidantes ". (clique aqui para ir à notícia no site do jornal).

Trata-se da novidade de um produto importado que promete garantir frutas em cápsulas garantindo seus efeitos antioxidantes "de R$ 100 a R$200 por mês" alegando combater a ação maléfica de radicais livres.

Como toda e qualquer boa propaganda, há índicios de possíveis vantagens sobre o produto: "Tem gente que só come arroz, feijão e bife. Ou então que tem uma vida corrida e acaba não comendo fruta. Para essas pessoas, o produto pode ser bastante indicado, pois ajuda a repor os antioxidantes" - diz o farmacêutico.

E nós vamos pensando:
Mas, será mesmo que seria necessário recorrer a este tipo de suplemento pagando um preço mais caro do que as frutas?
Será mesmo que este tipo de "alimento" repõe qualitativamente e quantitativamente os valores nutricionais que o corpo necessita?
E os possíveis conservantes e aditivos químicos presentes, trazem algum efeito colateral?


Talvez já estejam querendo antecipar o futuro ( aquele em que popularmente se premedita o uso de alimento em cápsulas como algo moderno ), contudo sabemos que o uso de suplementos não é algo que se usa tão aleatoriamente assim: antioxidantes em excesso podem fazer mal ao organismo ao invés de defendê-lo.
Nós, estudantes de bioquímica, sabemos muito bem como a regulação do corpo humano é sensível: um pequeno desequílibrio em uma parte pode afetar o organismo como um todo.

Então, fica aqui o nosso comentário: o corpo precisa sim de antioxidantes para auxiliar nas defesas do organismo contra o excesso de radicais livres, todavia isso deve ser feito de um forma equilibrada; recorra a um profissional da área antes de experimentar "modismos" e "vaidades", prefira confiar sempre em uma dieta balanceada!

Nenhum comentário: