quarta-feira, 4 de junho de 2008

Anexo - O Nosso Projeto

RADICAIS LIVRES, ANTIOXIDANTES E FERRO.

O equilíbrio entre radicais livres, antioxidantes e ferro, além de todas as transformações que ocorrem no corpo humano, é fundamental para o funcionamento harmônico do metabolismo. O conjunto desses elementos é fundamental para manutenção do estado estacionário, homeostase de seres e mecanismos, e podem também, atuar na prevenção de diversas patologias.
A fim de analisar situações em que esses elementos estão inseridos, propomos, por meio desse projeto, explanar sobre a obtenção, produção, ação, benefícios e malefícios dos elementos temáticos, numa perspectiva voltada às suas influências no funcionamento do corpo humano, especificando as relações entre eles numa visão contextualizada à bioquímica.

Quanto aos radicais livres, temos como intenção esclarecer sua verdadeira ação no organismo, que é erroneamente associada exclusivamente a processos fisiopatológicos. Pretendemos enfocar sua estrutura, além de mostrar como são produzidos, relacionando de que modo fatores externos como poluição, drogas, aditivos químicos e má alimentação podem contribuir para o aumento dessas moléculas no organismo.

Explicaremos como obtê-los e os prejuízos que seu excesso ou escassez podem acarretar à saúde e à desregulação do metabolismo. Dessa forma, falaremos dos danos induzidos por esses radicais livres como: arteriosclerose, artrite, envelhecimento, Alzheimer, desregulação das atividades enzimáticas e os conseqüentes processos de mutagênese e carcinogênese (algumas das patologias relacionadas a espécies reativas de O2 que afetam moléculas biológicas e por isso reforçam a importância do entendimento desses radicais em nosso corpo).

Falaremos do stress oxidativo, argumentando como o aumento dos radicais livres pode prejudicar o sistema imunológico e a sua relação com o cérebro em doenças neurodegenerativas. Entrando, também, na questão de como essas moléculas agem no envelhecimento e como isso pode ser controlado através do peso e de uma dieta alimentar bem estruturada tendo por base a diminuição do acúmulo de metais pesados.

Em relação aos antioxidantes, explicaremos a sua ação no metabolismo, seus riscos e benefícios, e como eles atuam na redução de radicais livres, discutindo se sua utilização realmente contribui para a defesa do organismo. Falaremos também como obtê-los pelos alimentos e citaremos alguns tratamentos ortomoleculares numa perspectiva terapêutica. Daremos importância especial aos flavonóides por atuarem mais ativamente no seqüestro de radicais livres.

Quanto ao ferro, enfocaremos sua ação biológica nos processos metabólicos dos animais como constituinte vital de células e destacaremos a importância da ingestão desse metal. Explicaremos como ele é transportado, utilizado, estocado e ligado a proteínas específicas.
Por fim, inter-relacionaremos as temáticas abordadas com foco nos radicais livres: analisaremos o papel funcional do ferro (metal pesado mais abundante no corpo humano) que catalisa as reações de oxidação, inibindo ou inativando a formação dessas espécies reativas. E discutiremos, então, se uma dieta rica em alimentos antioxidantes realmente contribui para a defesa do organismo e redução dos riscos das principais doenças humanas.

Nenhum comentário: