terça-feira, 17 de junho de 2008

Estresse Oxidativo


O estresse oxidativo ocorre quando há um significativo aumento na produção de radicais livres, ocasionando danos celulares - define-se como uma sobrecarga de espécies reativas de oxigênio que causam prejuízos à estrutura das biomoléculas de DNA, carboidratos, lipídios e proteínas, além de outros componentes celulares.


Assim, o estresse oxidativo se relaciona com o desencadear de várias patologias.
Veja o quadro!

"A ocorrência de um estresse oxidativo moderado, freqüentemente é acompanhada do aumento das defesas antioxidantes enzimáticas, mas a produção de uma grande quantidade de radicais livres pode causar danos e morte celular" (ANDERSON, 1996).


Contudo, o estresse oxidativo pode ser benéfico em relação à imunidade nos casos de infecção por exemplo, quando são produzidos RLs por fagocitose para exterminar microorganismos invasores.
Logo, para que não haja probabilidades de se ter estresse oxidativo em um organismo, e necessário que haja um bom equílibrio entre o sistema de defesa antioxidante (sem excessos nem escassez) e a reparação de danos oxidativos para um harmonioso funcionamento do estado fisiológico do indivíduo.

Correlações:
Vale ressaltar que a partir do estudo do estresse oxidativo são feitas várias pesquisas. Um estudo interessante, por exemplo, mostrou a relação entre esse distúrbio e a Síndrome de Down.
Nesta pesquisa, identificou-se adaptações do organismo de portadores de Síndrome de Down ao estresse oxidativo, de maneira a se obter uma mudança significatica de oxigenação sanguínea nesses indíviduos!
Mas por que isso ocorreu?
Veja: Observou-se que em portadores de Síndrome de Down a atividade da enzima SOD 1 ( veja em postagens anteriores a ação desta enzima) sofreu alterações e houve uma conseqüente diminuição dos valores de concentração de hemoglobina e hematócrito, o que foi ocasionado possivelmente por um aumento de atividade da enzima Glicose-6-fosfato desidrogenase e redução da meia-vida eritrocítica.

Aprofunde seus conhecimentos sobre esse assunto e leia esse artigo na íntegra!
(Artigo: Implicações do estresse oxidativo sobre o metabolismo eritrocitário de pessoas com Síndrome de Down Clique aqui! )


Nenhum comentário: