quinta-feira, 26 de junho de 2008

O Seminário

Nossos Painéis Super Radicais!

Confira os principais aspectos abordados em nosso seminário. Clique nos painéis para ampliá-los!
Painel 1 : Intodução aos Radicais Livres (Isis)
Foi abordado o conceito geral de radicais livres, os principais tipos e formação, as fontes de obtenção (endógenas e exógenas) e os principais efeitos no organismo - incluindo vasodilatação, uso do Viagra, apoptose, imunidade, cicatrização, danos ao DNA e à membrana lipídica.






Painel 2: Estresse oxidativo (Fabiana)

Foi abordado o conceito geral, como evitá-lo, conseqüencias e doenças relacionadas - Mal de Parkinson, Catarata, Câncer e Envelhecimento.
Painel 3 - Defesa Antioxidante (Luiza)
Foi abordada a definição, tipos de antioxidantes, como eles atuam no organismo e comentáios sobre forma correta de como eles devem ser usados.









Painel 4 - Ferro e Patologias associadas (Renata)

Definiu-se o elemento ferro, destacando suas principais fontes de obtenção, suas formas ( íons ferro e férrico) e metabolização no organismo. Além disso relacionou-se o papel do ferro na formação dos radicais livres.Caracterizou-se o seu excesso e sua defiência no organismo e por fim explicou-se a doença de Alzheimer, correlacionando-a com o ferro e com os RL´s.

4 comentários:

Unknown disse...

Olá! Sou aluna de medicina do 6 semestre e meu tema de painel foi radicais livres. Fui monitora de bio bio também e realmente adorei o trabalho de vocês e a idéia de fazer esse blog! Com certeza será relevante para a educação da população e possibilita nosso aprendizado de como sermos educadores da saúde e não apenas profissionais da saúde!
Parabéns!
Beijos
Elisa med83

Unknown disse...

Olá! Bom dia!
Parabéns pelo trabalho!
Estou para fazer uma apresentação no curso de pós-graduação cujo tema é Radicais Livres. Gostaria de saber se poderia estar usando algumas imagens utilizadas por vcs neste trabalho.
Uma outra pergunta é a respeito da imagem do Monavie usada. Alguém de vcs estão vinculados à empresa? Eu estou.
Um grande abraço!
E parabéns novamente pelo trabalho.

Kenji Saito - Vitória/ES

Unknown disse...

Bom dia , meu tema de meu TCC é sobre tratamentos faciais antiuoxidantes epreciso falar um pouco sobre radicais livres , mas gostaria de tirar uma dúvida c/ vcs a respeito da imagem dos efeitos positivos dos radicais livres e os efeitos negativos dos radicais , mas os radicais livres não são só negativos?Se vcs puderem me ajudar agradeceria .

Natália Mello disse...

O blog de vocês me ajudou muito em um trabalho da faculdade!! AMEI