segunda-feira, 7 de julho de 2008

Tofu pode elevar risco de demência, diz estudo

"Alimento seria rico em fitoestrogênios, que causariam a perda da memória."


Um notícia retirada do site G1 relaciona um possível efeito para altas ingestões de Tofu (uma espécie de queijo produzido a partir da soja) com a demência e a perda de memória. E tudo isto pode relacionar-se até com a Doença de Alzheimer!

Leia um trecho da notícia:

Comer grandes quantidades de alguns produtos à base de soja - entre eles o tofu - pode aumentar o risco de demência, sugere um estudo realizado na Grã-Bretanha.
Os pesquisadores da Universidade de Loughborough analisaram 719 idosos que moram em regiões urbanas e rurais da cidade de Java, na Indonésia. Segundo os resultados, publicados na revista científica Dementias and Geriatric Cognitive Disorders, o consumo de tofu, uma vez ao dia, estaria relacionado com perda de memória, principalmente entre os idosos com mais de 68 anos.
Os produtos à base de soja são ricos em nutrientes chamado de fitoestrogênios, que funcionam de forma parecida ao estrogênio feminino.
Segundo os pesquisadores, é possível que o consumo de grandes quantidades deste nutriente possa ser a causa do aumento do risco de demência.

"(...)Outra hipótese levantada pela pesquisadora é que altas doses de estrogênio poderiam afetar as células por causa de partículas chamadas de radicais livres, produzidas quando o organismo luta contra infecções"

Veja a notícia completa!

2 comentários:

Rosangela Neri disse...

Simplesmente adorei o seu blog...
Já add o seu link no meu. bjs e estou esperando as próximas postagens.

Unknown disse...

Parabéns pelo blog... vou estar sempre por aqui :)
sobre a soja, li outro dia que ela tbem não deve ser usado por pessoas com problemas na tireóide.